cartões criativos

Carnaval na Serra do Cipó

12 comentários
Uma coisa não posso negar: a chuva atrapalhou um pouco a programação do nosso carnaval, mas mesmo com o clima ruim aproveitamos algumas trilhas da Serra do Cipó e o aconchego da Pousada Palhoça da Serra.

Saímos de Sete Lagoas no sábado pela manhã e após 1h30 de estrada chegamos à Serra do Cipó que é um dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais, formado, basicamente, por várias trilhas que podem ser feitas de bicicleta, a cavalo e a pé, com lindas cachoeiras para serem conhecidas, apreciadas e aproveitadas. O município está incluso na rota da Estrada Real. Quem gosta de aventura, adicione este roteiro aos lugares que você não pode deixar de visitar! 

Já tínhamos feito a trilha da Cachoeira da Farofa (trilha de 16km) dentro do Parque Nacional, antes do carnaval. Desta vez fomos caminhando até as Cachoeira Grande (5km) e Cachoeira Gavião (trilha de 15km) com chuva. Muita aventura! Recomendo a compra de equipamentos apropriados para trilhas, como botas de trecking que não escorreguem nas pedras (estávamos de tênis), roupas que sequem rápido - Dry Fit (ficamos ensopados e pesados pra caminhar) e, principalmente, levem comida e água e se preparem psicológica e fisicamente para longas caminhadas que duram em torno de 4 horas, em média. Entretanto, saibam que as paisagens e os banhos de cachoeira valem muito a pena... caso contrário, não teríamos topado a aventura.


Outra atração a parte foi a Pousada PALHOÇA DA SERRA do Pepê e da Lili. Eles formam um casal maravilhoso que deixam os hóspedes super a vontade. Parece que estamos em casa. A pousada tem apenas 8 apartamentos e um chalé e é repleta de árvores e plantas, muito acolhedora. Para vocês terem uma pequena idéia da maravilha que é este lugar, posso descrevê-lo assim: fogão a lenha, comida gostosa e calor humano. Eu entrei na cozinha e ajudei a enrolar pão de queijo, conheci os outros hóspedes, na segunda-feira de carnaval comemos  todos a famosa canjiquinha (jantar mineiro cortesia da casa), bebemos cerveja, conversamos e rimos bastante. Sem falar da mesa de jogos sortida que serve de entretenimento para os hóspedes nestes dias chuvosos e do café da manhã recheado com pães de queijo, biscoito pipoca, pão de Nepal, frutas, bolos e geléias. Hummm...


Conheci também o restaurante citado pelo guia 4 rodas: Parador Nacional e fui, ainda, até a estátua do Juquinha tirar algumas fotos. Foi um carnaval delicioso e eu recomendo muito.

Estátua do Juquinha - Serra do Cipó/MG
E vocês viajaram neste feriado? Contem pra mim o que aprontaram!
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

12 comentários:

  1. Adoro tuas dicas de viagem oh!! Qd vc posta as fotos é show! Como vc viu, tb fomos vasculhar a serra e tomar banhod ecachoeira, é tão bom né... Carnaval diferente e boa comida, mas nd a comparar c as delícias mineiras daí!
    bjao Lana

    ResponderExcluir
  2. Lu! Anota aí no teu caderninho de lugares que vc precisa ir!!! Já que gosta de serra, trilhas e cachoeiras... tenho certeza de que vai adorar!
    A chuva atrapalhou um pouco, mas foi muito bom o carnaval! bjocas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lana, faz um tempinho que tenho acompanhado seu blog. Encontrei um dia que queria fazer uma surpresa e estava sem mts ideias... E desde então, eu não saio daqui...
    Lana amei ver todos os detalhes do seu casamento pelo blog !! A cada post que eu lia sobre o seu ficava imaginando o meu !!! Que espero ser em breve !!! =D
    Enfim... Muito legar o lugar para onde vcs foram no carnaval !! Deve ser bem "tranquilo", diferente da Megalópole onde eu moro (Sampa) !!
    No feriado nós (Eu e o Lipe) não viajamos não,na verdade eu não viajei, pois o Lipe foi para um acampamento da nossa igreja (Eu não fui pois meus pais não deixaram...=( ). E o Lipe para não me deixar sozinha, já que ele queria muito que eu fosse, me fez uma surpresa !!! Ele gravou um vídeo para cada manhã e noite em que ele esteve fora (sexta,sáb,dom,seg e ter), onde ele me desejava Bom dia, boa noite, perguntava como eu estava, me falava o quando me amava, ele cantava, me fazia rir ... E eu só chorava, morrendo de saudades !!! O Lipe é mesmo um presente de Deus para mim !!! Eu amei a surpresa e ao final de cada vídeo escrevi para ele, contando minhas reações e o que estava sentindo naquele momento, foi uma forma de tentar retribuir o que ele fez para mim. E ele amou ler minhas cartinhas. E ainda bem que o feriado passou rapidinho e ele voltou !!! Rsss
    É isso Lana.... Muito obrigada pelas dicas !!! Como vc percebeu meu namorado é mt criativo e seu site tem me ajudado e estimular a minha !!!
    Beijos e até !

    ResponderExcluir
  4. GABI!!!
    Que linda sua história... Nossa!
    Como o Lipe foi criativo. Adorei essa tática de driblar a saudade. Obrigada por escrever e por compartilhar sua linda historia de amor. Espero, de coração, contribuir para torná-la ainda mais bonita com as dicas aqui no blog.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  5. Lana, acredita que no fim de semana que fizemos o piquenique no Parque Mangabeiras era pra irmos pra Serra do Cipó, contudo aconteceram muitas coisas e por isso tivemos que adiar o passeio.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Uma pena, não é verdade, Sheila? Mas outras oportunidades virão! Eu amei o carnaval e a pousada! Fica a dica quando der certo pra vcs irem! um beijo grande.

    ResponderExcluir
  7. Ei, Lana.....Realmente a chuva não atrapalhou em nada a programação do Carnaval....
    E, além disso, tive uma idéia sensacional para ganhar dinheiro na Serra do Cipó...abrir uma lojinha de aluguel de caiaque....risos
    Gente, tenho de dizer uma coisa: a Lana, além de romântica incurável é uma aventureira incurável....risos. Todas as minhas aventuras e programas que envolvem lama, esporte, exercício físico ou chuvas inesperadas foram dicas da Lana....risos. Dicas ótimas, diga-se de passagem...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda!
    Que maravilha ter vc aqui no blog!!! Foi um prazer conhecer vc e o Breno. Não tivemos oportunidade para nos despedir, mas agora já soube que gostou da última aventura, não é mesmo? Eu fiquei preocupada quando voltei e não vi vcs... achei que tinham ficados presos em algum dos riachos formados pela chuva na trilha do gavião. rsrsrss... beijo grande e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei é uma boa dica também para lua de mel

    ResponderExcluir
  10. Mascil, realmente é uma dica maravilhosa para uma lua de mel pra quem gosta de aventuras!!! Se vc for uma dessas pessoas então coloque a Serra do Cipó na lista de roteiros! um abraço. Se precisar de mais dicas, estou aqui.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Adorei as dicas, estou pensando em passar o próximo carnaval na Serra do Cipó. Fica muito cheio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem cheio sim e chove bastante nesta época, mas eu recomendo.
      Reserve a pousada antes para não ter imprevistos!

      beijão

      Excluir