cartões criativos

Quando o amor vai ficando pra trás

14 comentários
Recebi este texto de uma leitora muito querida: Aline. Ele realmente tem tudo a ver com o blog Surpresas para Namorados, por isso gostaria de compartilhar com vocês! Vamos pensar e multiplicar este texto para aqueles que se acomodaram e acham que o tempo vai curar todos os males. Para manter acesa a chama é preciso dar o primeiro passo! Não deixe o amor que une vocês morrer por falta de carinho... Cativar e conquistar é preciso sempre!
bolo com confetis
Casal super fofo da imagem: Vanessa e Rennan (Fortaleza/CE)

Quando o Amor vai ficando pra trás

"Para se viver a dois, tem-se de manter acesa a capacidade de seduzir e de conquistar. O tempo, por si, nada resolve. O amor vai ficando para trás quando um dos parceiros pensa que a conquista está definida e relaxa. Como um general romano que, depois de ter conquistado um país, parte para a invasão de um novo território. Porém, todo bom general sabe que, mais do que conquistar, é preciso trabalhar no sentido de manter o território conquistado.

É muito comum homens e mulheres pensarem que, com o casamento, a pessoa amada já está conquistada e, então, partem para outros desafios, sejam profissionais, financeiros ou sociais. E quando se olha para trás, vê-se que ela já não está ali esperando. Ela não ficou estática, como se fosse um apartamento que foi comprado e que permaneceu ali, à espera de mobília.

O amor vai ficando para trás quando se pensa que o casamento dá o direito de fazer cobranças ao outro e se passa a viver exigindo que ele cumpra o que seriam suas obrigações. Ele poderá até cumpri-las, mas o fará sem prazer, com a mesma vontade que caracteriza alguém que faz algo somente por obrigação. Para se viver a dois, tem-se de manter acesa a capacidade de seduzir e de conquistar.

Fico pensando nas pessoas que nada recebem de presente no Dia dos Namorados, por exemplo. Muitas devem se sentir tristes... Uns porque não tem namorado; outros, porque eles não se lembraram! Agora penso que se alguém não recebe presente no Dia dos Namorados, a responsabilidade não é só de quem não lembrou de comprá-lo, mas também daquele que não soube provocar nele a vontade de dar presentes.


Saber seduzir é saber provocar no outro a vontade de dar presentes, de sair, de fazer um poema, de dar um beijo. Puxa vida, e tantos outros milhões de coisas! Quando a pessoa esquece a capacidade de provocar vontades, começa a cobrá-las e, o que é pior, a cobrar do outro essas mesmas coisas acompanhadas de romantismo.

O amor vai ficando para trás quando não se percebe que cada um dos parceiros muda a cada dia, a cada momento e se exige do outro que permaneça igual ao que foi ontem, que deixe de lado a sua curiosidade em relação à vida. E quando alguém aceita uma vida limitada, contida, é quase inevitável que se sinta infeliz.

Um pássaro preso numa gaiola, com as suas asas inúteis, lembrando dos dias em que voava livre, belo, com todas as suas forças, só pode sentir-se infeliz. Para que servem as asas a um pássaro engaiolado, senão para mostrar-lhe o quanto ele perdeu e o tanto que é infeliz?

O amor vai ficando para trás, quando somente se curte atingir um objetivo, esquecendo-se do prazer de realizá-lo juntos, pouco a pouco. Acumulam-se bens, tem-se a casa de campo, a casa de praia, o carro de último tipo, com computadores que indicam tudo. Mas o uso individualista desses bens acaba mais isolando o casal do que proporcionando momentos de intimidade. Há partes da casa que são do marido, e a mulher não se sente bem de estar lá, e vice-versa, como se fossem duas casas em uma.


O amor vai ficando para trás, preso em detalhes muito sutis, como os adiamentos que nos dão a impressão de que logo ali na frente retomaremos nosso rumo: só mais um pouco, no ano que vem tudo se arruma, depois que nos casarmos, depois que os nossos filhos crescerem, depois que tivermos a nossa casa...

Deixamos para começar a viver somente depois que algo esperado acontecer, sem nos importarmos com o que estamos vivendo. A promessa de começar a viver em um possível futuro nos ilude. E ao nos darmos conta, estamos muito longe do que queríamos. Parece-nos impossível, então, retomar o rumo. As pessoas ficam se prometendo que logo ali, em um futuro bem próximo, tudo será diferente, e não percebem que estão se afastando de si mesmas e de sua felicidade.

Pensar que ser paciente vai resolver os problemas é uma ilusão. Ao invés de ficarmos quietos, deveríamos estar gritando bem alto: "Ei, vamos parar um momento! Dá para fazer tudo isso, mas de um jeito que a gente se sinta juntos". Mas ficamos esperando que tudo se resolva com o tempo e que logo no final da floresta encantada encontraremos os remédios para nossos males.

Todo mundo sabe realmente o que precisa ser feito e que, no fundo, é tudo muito simples. Tão simples quanto ser preciso regar a flor, ou você ser responsável por aquilo que cativa. Porém, as pessoas se distraem, com a mesma alienação com que os apóstolos dormiram no Monte das Oliveiras, quando Cristo lhes pediu que estivessem alertas porque aquele seria seu último dia com eles.

Cada um sabe da importância do momento, mas, como uma criança na floresta, vai-se distraindo aos poucos e, de repente, está totalmente perdido. Chega uma hora em que o que parecia só acontecer com os outros acontece conosco. Portanto, fique atento ao seu amor. Se ele é prioridade em sua vida, cultive-o."


Roberto Shinyashiki
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

14 comentários:

  1. BOM DIA VENHO ATRAVÉS DESTA CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA E NOS LNKARMOS E SEGUIRMOS , http://brechodosul.blogspot.com.br.
    SERA UMA HONRA EM RECEBER E TER VOCE COMO PARCERIA ,
    PEÇO A GENTILEZA DE ME AVISAR QUANDO E SE QUISER FAZER OK PARA QUE EU FAÇA JUNTO NO MESMO DIA .
    OBRIGADA
    MARCIA REGINA

    ResponderExcluir
  2. ultimamente as pessoas andam deixando de lado bons sentimentos... adorei o texto

    http://itcaligirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo esse texto!!! Servi-nos de inspiração e atenção para não deixar o nosso amor ir!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse texto,exprime exatamente o momento que estou passando.Infelizmente, estou nesta situação. Meu marido e eu, vivemos juntos há quase 3 anos.. E de tempos pra cá, esquecemos de nós (de ser marido e mulher). Deixei de SER e FAZER o que deveria, fui ausente... Ele saiu de casa há 01 semana, e diz que não quer voltar... Por varias vezes, me chamou para namorar e eu não retribuí, queria assistir filme deitado no colchão na sala, e eu não estava afim. Agora, estou pagando por todos esse momentos que de certa forma, me fiz ausente. Ele disse que agora não quer voltar (Foi para a casa dos pais), disse que precisa desse tempo. Ele tirou a aliança, levou as roupas e pertences dele embora. Já liguei pedindo perdão, abri meu coração e mostrei que reconheço todos os meus erros, e que quero uma chance de provar que mudei, que as coisas serão diferentes.. Ele disse que agora não quer, que quer fazer as coisas do jeito dele, fazer diferente. Mas não me confirma se teremos volta.
    Por favor, me ajudem, me mostrem o que posso fazer para REconquistar o meu homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Patty... Fico triste em saber que você deixou seu amor escorregar por entre os dedos. Tinha seu marido em casa e poderia ter demonstrado o quanto o amava durante estes 3 anos, mas ficou ausente.
      Os homens gostam de receber carinho, gostam que demonstremos que o amamos, por mais que não retribuam. Eles sentem falta, eles querem ser amados.
      Você poderia fazer uma loucura de amor, já que passou tanto tempo sem demonstrar o quanto o amava, tipo um álbum de fotos com a legenda da música POR VOCÊ (Frejat).

      Aqui eu explico um pouco esta dica:
      http://www.surpresasparanamorados.com.br/2010/01/por-voce-eu-faco-tudo.html

      Veja um exemplo neste link:
      http://www.surpresasparanamorados.com.br/2010/11/album-por-voce.html

      Que acha? Será que daria certo?

      Excluir
  5. Adorei o texto muito legal ...

    Patty toda sorte do mundo para você , e acho que agora no momento não tem muito o que fazer só esperar mesmo mas enquanto a decisão dele não chega vá demonstrando preocupação e dê atenção que era o que ele queria de você o tempo todo ...

    Boa Sorte

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito bom o texto!você está de parabéns Aline!
    Quando lí deu uma vontade de fazer mil coisas *__*
    SEmpre deixar a chama do nosso amor acessa, e sempre com gostinho de quero mais.
    Adorei mesmo!
    Lindo post Lana
    =**

    ResponderExcluir
  7. Laaana meu amor, obrigado pelo carinho. Amei ver nossa fotinha aqui.
    Cê sabe que eu não largo do seu blog né? ♥

    Beeeijos e muiiiiito amor pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, nós que adoramos ver essas fofuras! Obrigada por compartilhar. bjs

      Excluir
  8. Adorei! Muito bom.
    Beijos.

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    http://vivianpitanca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. o problema é qdo vc faz de tudo e a outra pessoa nada!
    Nao digo que surpreendo esperando ser surpreendida, mas a gente sempre espera o minimo de atenção ne?!
    Já fiz inumeras surpresas pro meu namorado, das mais simples e bobinhas ate as mais ousadas... ele nunca retribuiu em forma de surpresas, mas sempre foi muito atencioso em cada ato e isso ja me deixava muito feliz.
    Acontece q esse mes foi meu aniversario, e ele me deu um presente sem nenhum cartão... NADA!!! nem um : "feliz aniversario", 'parabens'... NADA! Por mais q tenha gostado do presente, fiquei triste! afinal, essa é a parte mais gostosa qdo a gente faz aniversario ou qualquer outra data especial. Fora de datas especiais eu nem espero nada pq sei q ele nunca vai fazer, mas no aniversario, esperava uma cartinha pra guardar junto das poucas q tenho e ler qdo sinto q n estamos mto bem....
    Mas n tive....
    parece q o amor ta escapando... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, como fico triste em ler seu comentário... Justo você que é tão dedicada e adora fazer surpresas... justo você que tem super ideias e que não quer deixar o namoro cair na rotina encontra um namorado que não está nem aí para estes pequenos detalhes... uma pena.
      Posso te dizer que as coisas não acontecem por acaso e que vc tem que aprender algo com esta provação. Tenho certeza de que ele que vai se arrepender no futuro. Por isso, não deixe isso atrapalhar sua força e seu carinho. Demonstre amor até a última gota e tente ser feliz a sua maneira.
      É um desafio e tanto. :(

      Excluir
  10. eu sou muito romântica e meu esposo era Q namorávamos hoje ele só pensa em trabalho .. são 25 plantões por mês ou-seja os poucos dias em casa é pra o descanso.e muito dificio posso de 4 meses sem sair com ele.. tudo que a jente faz e separado e é muito ruim e por amor a jente se submete a isso..

    ResponderExcluir