cartões criativos

Santana dos Montes - Minas Gerais

25 comentários
A dica de hoje é especial para quem gosta de cidadezinhas aconchegantes e que deixam aquele sabor de quero mais. Encontrei uma maneira muito especial de comemorar nosso aniversário de três anos de casamento e gostaria de recomendar aos meus leitores. O título perfeito para o meu fim de semana seria: "Uma viagem romântica a dois para Santana dos Montes - Minas Gerais." 

Santana dos Montes fica há apenas 130 km de Belo Horizonte (um paraíso perdido bem pertinho da gente). Um pouco antes de chegar à cidade, encontramos placas divertidas na pista que chamam atenção. É obrigatório desacelerar o carro, deixar as preocupações bem longe e entrar no clima, para aproveitar cada minuto da estadia.

viagem minas gerais

Uma das coisas que costumo falar aos amigos é sobre a escolha do local em que você vai se hospedar. É de extrema importância pesquisar antes. Quando o ambiente não é agradável, nada mais lhe encanta na viagem. Pois bem, escolhemos a pousada Solar dos Montes e não poderíamos ter feito escolha melhor. Um casarão de 200 anos reformado, com perfeição em cada detalhe. Foi mantido o ar de antiguidade, apesar do novo e moderno também estar presente. O ambiente nos envolve e convida a desfrutar de momentos deliciosos.
santana dos montes minas gerais

Éramos os únicos hóspedes da pousada neste fim de semana e fomos presenteados com a companhia maravilhosa e a conversa agradável dos donos da Solar dos Montes, Ana e Medina. A tranquilidade do local é perfeita para descansar, ter contato com a natureza e colocar os pensamentos em ordem. Aproveitamos a piscina, a rede na varanda, o quarto espaçoso e nos deliciamos com refeições saborosas e caseiras, na pousada mesmo, que oferece sistema de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

santana dos montes

Santana dos Montes é uma cidade pequena, com apenas 1500 habitantes, mas tem atrativos interessantes e lindos hotéis fazenda que são abertos para visitação. Como adoramos caminhar e fazer trilhas, escolhemos conhecer a cachoeira do Santinho (6 km no total de ida e volta). Infelizmente, a cachoeira fica localizada em propriedade particular e os portões estavam fechados neste sábado, mas valeu a caminhada!

santana dos montes minas gerais

Uma foto do lado de fora da fazenda (o mais próximo que chegamos da cachoeira) e de uma das lindas borboletas que nos acompanharam nesta aventura:

santana dos montes

O sábado estava ensolarado e, depois do almoço, fomos visitar a cervejaria da Loba (fazenda Guarará). Fizemos um tour guiado pelo mestre cervejeiro Rogério que nos explicou todos os passos da produção de uma cerveja artesanal. Degustamos 2 tipos de cerveja e o chopp também. Gostamos tanto que resolvemos trazer uma caixa de cerveja para casa dos variados tipos: trigo, lagger e pilsen.

santana dos montes minas gerais

Além da cervejaria, fomos até outra cachoeira que fica mais próximo da estrada. Não deu para tomar banho, porque a água estava muito gelada. 

santana dos montes minas gerais

No domingo, o dia amanheceu chuvoso. Escolhemos visitar a igreja matriz, que fica ao lado da pousada. Claro que eu fiz uma oração de agradecimento por este fim de semana maravilhoso e fiz um pedido também! Quem sabe, em 2014, Deus resolve mandar um anjinho do céu para aumentar minha família.

santana dos montes minas

Na volta, descemos para visitar o Museu Latino-Americano de Tecnologia Rural que possui vários artefatos de países latinos, principalmente da Guatemala, Honduras, El Salvador e Colômbia, que eram usados nos moinhos de café e outros grãos, na fabricação de rapadura, em montarias, carros de boi e canoas. Há uma grande diversidade de aparelhos e equipamentos interessantes e a entrada custa apenas R$2,00 por pessoa.

santana dos montes

Nosso fim de semana foi super gostoso! Brindamos com champanhe, aproveitamos a piscina, conversamos,  rimos, caminhamos, descansamos e namoramos bastante. Existe coisa melhor?

santana dos montes minas gerais

Sabe quando a gente vai embora de um lugar com aquele sentimento bom dentro da gente? Foi assim que nos sentimos ao deixar Santana dos Montes. O fim de semana foi especial e nós queremos voltar um dia. Anotem aí nos locais para visitar antes de morrer. Recomendo muito aos casais apaixonados! 
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

25 comentários:

  1. Que lindo Lana. Fico feliz de ter comemorado seu aniversário de casamento com um sabor todo especial e romântico! E que venham milhões de anos recheados com amor e alegria, pois você merece!
    Marlla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlla, desejo tudo em dobro para você!
      Obrigada pelo carinho.
      beijosss

      Excluir
  2. Nossa que lugar aconchegante, amei, bjs
    Meu blog: FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, um lugar perfeito e pertinho de BH!
      Aqui em Minas estou conhecendo verdadeiros paraísos!
      É por isso que amo viajar. Beijão

      Excluir
  3. Lana querida, você me perguntou no outro post e eu não respondi, entao respondo aqui, sou de Conselheiro Lafaiete, acho até que você deve ter passado por minha cidade. E fiquei impressionada com as fotos, não sabia que Santana tinha esse lado meio romântico, adorei *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, você está aí do lado... Não pode deixar de conhecer essa maravilha!
      E se puder se hospedar na pousada Solar dos Montes, não vai se arrepender!
      beijão.

      Excluir
  4. oi fiquei apaixonada, quero mt ir , gostaria se saber em quanto ($) ficou mais ou menos essa viajem ? sou de BH *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Winnie, a hospedagem na pousada para um fim de semana comum (2 diárias para casal) varia entre 650 e 750 reais dependendo da suíte escolhida na pousada Solar dos Montes. Por ser regime de pensão completa, você não vai gastar com refeições fora. O museu é só 2 reais por pessoa e a entrada da cachoeira do santinho fica em 5 reais por pessoa. Ah! Não posso esquecer da gasolina... São 130km de BH. Acho que foi isso!

      Beijos

      Excluir
  5. Lana.. adorei sua sugestão. O lugar é EXATAMENTE o tipo de ambiente q procuro pra relaxar. Não gosto de lugar abarrotado de gente. E Minas é um estado muito lindo, além da comidinha saborosa q se prova por lá! Anotando aqui, viu?

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    (já sigo seu blog faz tempão, mas raramente comento... vergonha.. :( perdoa a falha ae, rs )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, que bom saber que você já seguia o blog!
      Já recebi e-mails falando da vergonha de comentar aqui... mas eu entendo! Realmente é um tanto íntimo! Tem gente que gosta de mostrar o que faz, tem gente que é tímido... mas o espaço está aberto para todos! E só em saber que posso ajudar com as dicas já é muito bom!

      Santana dos Montes é apaixonante!
      Caso tenha oportunidade, não deixe de ir!

      beijos

      Excluir
  6. Adorei o lugar!
    Pelo que entendi vc está querendo aumentar a família...espero que Deus lhe abençoe para que possa se tornar real esse sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, quem sabe nós duas de barrigão no ano que vem!!!
      O quartinho do meu cheio de carneirinhos e do seu cheio de girafinhas!!! Ai que sonho... Deus abençoe!
      Um super beijo.

      PS: Parou de postar no seu blog?

      Excluir
  7. Que legal Lana. Não há nada melhor do que desfrutar de momentos assim com quem amamos. Desejo a vc e seu esposo felicidades e que Deus abençoe todos os seus planos para 2014.

    Em abril estarei conhecendo Belo Horizonte pela primeira vez.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anaíza! Um 2014 supimpa pra você também!!! Se você quiser algumas dicas daqui de Belo Horizonte é só falar... Tem muitos locais bacanas pra você conhecer!

      beijos

      Excluir
  8. Que bom saber que você também gostou de Santana, Lana! Eu ainda quero voltar numa ocasião especial para ficar na Fazenda Santa Marina. ;-)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui visitar a fazenda Santa Marina, mas pelo que falaram é muito legal!
      bjos

      Excluir
  9. Lana, mais uma vez desejo tudo de maravilhoso na vida desse casal....e vou torcer pra q Deus conceba essa graça a vcs....q venham mais e mais bodas a comemorar....sempre na torcida...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarinha, obrigada pelo carinho.
      E como está a vida de casada? Aproveita pra conhecer os lugares e restaurantes da cidade nova! Vai continuar postando no blog?
      beijos

      Excluir
  10. Tô precisando de um passeio desses. Muito boa a sua postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, uma viagem dessas renova a alma! :)
      Faz um bem danado pra gente... beijos

      Excluir
  11. Nossa.. que super dica! Estou ansiosa para conhecer.. Obrigada Lana!!

    ResponderExcluir
  12. Esse nosso Minas Gerais é maravilhoso mesmo, que lugar lindo e perfeito para namorar. Obrigado pela dica Lana, ameei e em breve pretendo visitar essa maravilha com meu príncipe. Nada melhor que desligar do mundo e ficar somente eu e ele em um lugar tranquilo pra relaxar...Tudo de boom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu sou suspeita porque amo demais Minas Gerais! A gente passou 3 anos e conheceu tantos lugares lindos... Quantas viagens maravilhosas! Eu recomendo demais.
      Aproveite este local para relaxar!
      bjão.

      Excluir
  13. Otima opçao para nosso passeio a SANTANA dos MONTES!!!!!!
    Ruth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth, pode ir sem medo!
      Foi um fim de semana muito bom!
      beijos

      Excluir