cartões criativos

Tapioca - Aprenda a Fazer

8 comentários
Para começar o domingo com o pé direito, resolvi fazer TAPIOCA para o café da manhã. Aprendi a trazer de Fortaleza a goma fresca (hidratada) para tapioca, porque não encontro aqui em Belo Horizonte. Passei muito tempo desejando esta iguaria e agora toda vez que vou a Fortaleza ou que alguém vem me visitar, eu trago e a pessoa que vem já sabe que vai ter que trazer goma fresca na mala, além de castanhas que são bem mais baratas lá.

Para quem não conhece ainda a tapioca, imagine o mineiro sem pão de queijo. Quem é nordestino sabe o quanto a tapioca está enraizada na nossa cultura e uma tapioca no café da manhã ou da tarde é essencial para nossa felicidade!

café da manhã nordeste

Veja como é fácil de fazer. Estou craque e nossos finais de semana começam muito melhores agora. Quem conhece, não esquece! Quando forem à Fortaleza, não deixem de visitar as "tapioqueiras" e experimentar as várias tapiocas recheadas e famosas da minha terrinha.

COMO FAZER TAPIOCA - PASSO A PASSO:

café da manhã nordestino

1. Penere a goma fresca para afinar os flocos. Importante comprar goma fresca ou hidratada, porque é muito mais trabalhoso fazer tapioca com a goma natural. 
2. Adicione um pouquinho de sal e misture.
3. A goma está pronta para ir à frigideira.
4. Coloque a frigideira para esquentar no fogo baixo por 2 minutos.

tapioca como fazer
5. Espalhe a goma com uma colher fazendo uma camada fina na frigideira aquecida. Quanto mais fina, mais saborosa. Às vezes, eu utilizo a peneira novamente na frigideira para uma tapioca bem fina.
6. Quando a tapioca descola da frigideira, é hora de virar.
7. Depois de virar a tapioca, passe a manteiga. Essa é a tapioca mais simples. Se quiser melhorar um pouco, acrescente algum ingrediente como queijo mussarela, carne seca, presunto. Você pode fazer tapiocas doces também, com leite condensado ou brigadeiro.
8. Dobre a tapioca ao meio para fechá-la. Aperte dos dois lados por uns segundos, se tiver recheado com mussarela, o queijo rapidamente vai amolecer. Cuidado para não deixar queimar, deixe sempre no fogo baixo. Sua tapioca está prontinha para ser servida.

café da manhã nordeste

Aceitam? Estava uma delícia! O melhor é receber um sorriso enorme do marido logo de manhã.
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

8 comentários:

  1. Delíicia, amo tapioca como uma boa pernambucana. Abraço Lana

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra ver um post meu aqui no blog, hj tô fazendo Bodas de Pirulitos, e fiz uma surpresinha para o meu namorado. Gostaria de ver minhas fotos aqui. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, pode enviar para blognamorados@gmail.com

      bjos

      Excluir
    2. Legaaaaal, já te enviei ;) No aguardo para ver publicado ;) :)

      Excluir
  3. Amo tapioca Lana, pena poder comer muuuito raramente por morar em BH. Bjux

    ResponderExcluir
  4. Amo tapioca Lana, pena poder comer muuuito raramente por morar em BH. Bjux

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de apresentar a minha lojinha. Ela ainda está no começo, se puderes conhecer: http://www.elo7.com.br/thecuriousmoon

    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Aiiin, eu adoro tapioca, mas aqui onde moro não vende mto =/

    ResponderExcluir