cartões criativos

Carnaval em Monte Verde

23 comentários
Quem acompanha o blog sabe que todo carnaval eu fujo para lugares mais calmos, fujo da folia, literalmente. Este ano, encontramos mais um destino perfeito aqui em Minas Gerais. Escolhemos Monte Verde para passar o carnaval e não nos arrependemos. Um pouquinho de frio, comidas gostosas, trilhas, doces, queijos, geleias e chocolate quente, atendimento muito bom e lojas de roupas com um preço ótimo.

viagem carnaval

O único inconveniente são as 5 horas de estrada pela BR- 381 (Fernão Dias). A cidade de Monte Verde se localiza na divisa de Minas com São Paulo, o que explica a maioria de paulistas na cidade. 


Os preços das pousadas e hotéis em Monte Verde são caros, mas felizmente encontramos uma pousada com ótimo custo-benefício chamada Chalés Dona Zenta. A reserva foi feita com quase 1 mês de antecedência, pois são poucas acomodações. Os donos, Daniel e Nilce, nos deixaram à vontade e fizeram maravilhosas indicações na cidade, desde passeios, restaurantes e locais mais baratos para compras.

Não usamos a lareira, pois não estava frio o suficiente. O mais legal é que o café da manhã é servido no chalé mesmo para aumentar o clima de romance, com direito a geleias saborosas feitas na própria pousada. Acabei trazendo para casa a geleia de laranja, a melhor de todas, na minha opinião. Ficamos hospedados no Chalé Mirdza, o último da pousada. Para chegar nele, existe um grande lance de escadas, mas a privacidade é o melhor. Recomendo muito.

pousada barata minas gerais

Descobrimos algumas trilhas na cidade com mirantes e vistas perfeitas. São trilhas razoavelmente fáceis, pois estão bem marcadas, apesar das grandes subidas. No domingo, fizemos duas trilhas: Pedra Redonda (30 minutos até a pedra) e Pedra Partida (1 hora até o topo). Não recomendo subir as duas no mesmo dia, pois levamos cerca de 4 horas (levando em conta as paradas) e o trecho até a Pedra Partida é o mais difícil. Fiquei esgotada e com as pernas doloridas no final do dia.

minas gerais

O passeio que valeu mais a pena foi a ida até o Pico Selado, passando pelo Platô. Resolvemos subir na terça-feira. Esta trilha também levou uma média de 4 horas no total para ser realizada (30 minutos bem íngremes até o Platô e um trecho de 1 hora mais plana até o Pico). A vista é deslumbrante lá de cima. Gostei mais desta trilha, por ter mais mirantes durante o percurso. Ao final, existe um desafio de subir a pedra do Pico do Selado com a ajuda de uma corda e lá em cima tem um livro de assinaturas. Eu tive medo, mas meu marido foi até lá e assinou. Eu fiquei em cima de uma pedra próxima e consegui a mesma vista, felizmente.

platô trilha monte verde minas gerais

A cidade oferece outras atrações interessantes, como a fábrica de chocolates, o orquidário, o mirante do aeroporto, patinação no gelo, passeio de cavalo, passeios de quadriciclo e 4 x 4, bares e restaurantes com música ao vivo de boa qualidade.

fábrica de chocolate

Conhecemos também o restaurante Fritz, que além de servir comidas alemãs, tem sua própria cervejaria artesanal ao lado com visitações programadas. Almoçamos no Fritz na segunda-feira e compramos uma linda caneca de chopp. À noite, resolvemos experimentar o fondue no restaurante Pinheiro Velho. Um lugar aconchegante e romântico com bons preços e uma comida deliciosa.

restaurantes

Uma única atração não me agradou nesta viagem. Fomos de carro até a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis/SP (30 km de Monte Verde). Apesar da grande estrutura e dos vários atrativos, o local estava muito lotado e não conseguimos ficar por lá.

joanópolis

Para terminar o post sobre meu carnaval em Monte Verde com chave de ouro, não poderia deixar de falar das famosas geleias naturais da Tia Nata. Atualmente, as geleias são feitas pelo Renato (marido dela), pois há 3 anos ela está com Alzheimer. Conhecemos a casa deles, cheia de beija-flores e esquilos, conversamos bastante com o Renato e vimos as fotos da Tia Nata mais nova. Uma linda história de amor que me comoveu. Ela era uma pessoa cheia de vida, adoeceu com 75 anos de idade e ele continuou cuidando com todo carinho dela e das geleias. É muito bonita a forma como ele a trata e a ama. E eu, como adoro geleias, acabei comprando uma de kiwi divina (as geleias são famosas porque não tem aditivos nem conservantes).

geleias tia nata minas gerais

Peço desculpas pelo post longo, mas não poderia deixar de falar dos detalhes da minha viagem. Foi tudo maravilhoso. Se tiverem oportunidade, não deixem de ir até lá!
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

23 comentários:

  1. Bom dia Lana.

    Adorei o post de hoje.
    Deu até vontade de dar uma fugidinha pra Monte Verde, rs, rs.

    Quanto romantismo em todos os detalhes.
    Bom que vc aproveitou o carnaval com muito amor.

    Marlla
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlla, o post ficou longo mas foi escrito com todo amor mesmo!
      Nosso carnaval foi tão aconchegante, tão romântico, tão mágico... Só nós dois e o mundo no mudo!
      Eu amei. Que legal que deu vontade de conhecer o lugar. Minas tem cada lugarzinho charmoso e gostoso, não é verdade?
      Beijos, querida.

      Excluir
  2. Tudo muito lindo mesmo!! Hoje em dia eu também prefiro fugir da folia. Ir a um lugar bonito, agradável e romântico como esse vale muito a pena! Espero poder conhecer. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, já tive minhas fases de carnaval em Salvador, Rio e Recife... Hoje estou preferindo a calmaria! O feriado foi romântico com meu maridinho e valeu muito a pena!

      Excluir
  3. Que lugar lindo, vou colocar na minha listinha de lugares pra conhecer, rs, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola, não vai se arrepender!
      Depois que vim morar em Minas, muita gente já tinha me falado de Monte Verde e nunca dava certo de ir. Agora deu e foi bom demais!
      beijos

      Excluir
  4. Olá! Estou acompanhando o seu blog e estou adorando!!
    Adoro Minas!!! Sou carioca mas meu pai é mineiro e sempre me levava para passar as férias!!
    Cidade linda!! Povo acolhedor como sempre eh?? Coisa de mineiro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, o mineiro é mesmo acolhedor! Estou adorando morar aqui.
      Sinto-me em casa. Já conheci cidades maravilhosas, gente muito boa e a comida, nem se fala!
      ADORO MINAS!
      beijão.

      Excluir
  5. Olá Lana,
    Descobri seu blog a pouco tempo,
    desde que conheci venho aqui quase que diariamente...
    Que lugar lindo e delicioso!
    Adorei seu post, agora quero conhecer Monte Verde rsrs
    Bjs
    questaodeafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, querida, dei uma passadinha no seu blog e me encantei com seu trabalho.
      Obrigada pelo carinho.
      beijos

      Excluir
  6. Oi Lana
    Quem tem que agradecer somos nós,ficamos encantados com vocês,eu mesmo comentei várias vezes como era bonito ver o carinho de vcs.Obrigado por incluir-nos em seu Blog que é uma graça.
    ESpero nos encontrarmos em breve,muito sucesso em vossas vidas .Beijosssss Daniel e Nilce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, saímos de sua pousada com aquela sensação maravilhosa de quero mais!
      O André também adorou tudo e vamos recomendar vocês sempre!
      A estadia foi maravilhosa e vocês tem boa parcela nisso. Atenciosos, simpáticos e prestativos. Isso é um diferencial grande hoje em dia. A gente se sentiu realmente bem acolhido!
      Um abraço forte.

      Excluir
  7. Oi Lana, como disse a você no facebook, estive em Monte Verde no domingo e realmente é uma cidade encantadora, não pude ficar muito tempo, porque fui com meu marido e minha neném de 6 meses. Quero muito passar um fim de semana por lá, quem sabe no dia dos namorados. Quanto a Joanópolis, realmente, feriados e fins de semana eu não recomendo, lota muito e é impossível de andar por lá. Como moro em Bragança Paulista, que é bem perto de lá, conheço Joanópolis desde pequena, e quando está vazio, é muito agradável, não só a cachoeira, como a cidadezinha que é bem agradável e tem um restaurante O Caipirão que a comida é muito boa.
    Quanto vier para a redondeza, visita o Circuito das Águas aqui de São Paulo, tenho certeza que você e seu marido irão adorar.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliane, acho que no dia dos namorados deve estar mais friozinho e a cidade deve ficar ainda mais agradável. Você que mora pertinho, pode ir mais vezes!!! Sobre Joanópolis, terei que voltar lá em outra data que não seja um feriado grande para tirar a má impressão e com certeza ir até o Caipirão!
      Um beijo grande.

      Excluir
    2. Oi Lana, vou me programar e tentar ir no dia dos namorados. Se voltar para SP eu recomendo que passe uns dias no Circuito das águas. Pesquise sobre Socorro, Pedra Bela, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Águas de Lindoia...entre outras. São cidadezinhas pequenas com turismo variados. Vale a pena!
      Beijods!

      Excluir
  8. Que viagem deliciosa, Lana! Também tenho procurado fugir da folia e amo um friozinho! Amei a dica! Ainda não conheço a cidade, mas amo o povo mineiro, são acolhedores e hospitaleiros...
    Beijos

    http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, o povo mineiro, a comida mineira, as cidadezinhas mineiras, tudo é bom por aqui! Estou amando morar em Minas e as nossas viagens tem sido um sonho!
      Beijos, querida.

      Excluir
  9. Amei o post! Muito charmoso esse lugar. Amei o chalé com lareira. Tão romântico. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo muito romântico mesmo, Nadja!
      Perfeito para uma lua de mel com seu amor. Recomendo muito!

      Excluir
  10. Amei a opção do seu carnaval. Tb passei tranquilinha com meu amor, assistindo filminhos, fazendo comidinhas e se curtindo. Nao vejo a hora é de começar a viajar. Adoro ver suas viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, viajar com quem a gente ama para um lugar tranquilo e romântico é o melhor de todos os prazeres! Aí no sul tem muita coisa bacana pra conhecer... já já são vocês viajando muito!!!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Lana,
    O post não ficou longo não, viu?! Você explicou tudo com ricos detalhes, adorei :)
    E tem como não amar essa cidade linda e charmosa?
    Mas olha, fiquei com invejinha de você, pois não sabia dessa fábrica de chocolate. Vou anotar para visitar na próxima vez, rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. que coincidência!! sempre leio, acompanho e me inspiro no seu blog e -olha só!!- também passei o carnaval em MV! na realidade, tenho casa lá, então todo feriado tento dar uma escapadinha rs
    a cidade é realmente uma delícia!

    ResponderExcluir