cartões criativos

Chipas - Biscoito de Polvilho

Deixe seu comentário
Assistir aos programas de culinária e receitas na televisão tem sido uma das minhas diversões neste momento! Depois de assistir, escolho algumas receitas para fazer em casa. Claro que dou preferência para as mais fáceis, como esta receita de chipas paraguaias que a Rita Lobo ensinou no canal da GNT.

biscoito polvilho

Estes biscoitos de polvilho servem para um lanche da tarde de fim de semana e até para o café da manhã, porque dá pra congelar! E são super saborosos.

BISCOITOS DE POLVILHO

Ingredientes

3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino
1 colher (chá) de sal
500g de polvilho doce
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
2 ovos

receita de chipa

Meu marido ficou responsável por colocar a mão na massa dessa vez, porque eu estava de unhas feitas. Ele misturou tudo com as mãos e moldou todas as 40 chipas!

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre duas assadeiras retangulares grandes com papel-manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)
  2. Numa tigelinha, bata levemente os ovos com um garfo — apenas para misturar.
  3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse até formar uma farofa grossa.
  4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite. Caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.
  5. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole sobre uma bancada limpa, até formar um rolinho de cerca de 1,5cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa.
  6. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar.
Prontinho! Acreditem, fica muito bom! Acabei congelando metade da produção e já comemos 3 vezes no lanche da tarde. lembrando que depois de congelados, eles devem ficar 20 minutos no forno preaquecido, ao invés de 15.
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0comentários:

Deixe seu comentário