cartões criativos

Saiba como o ciúme pode terminar um relacionamento

2 comentários
O excesso de ciúme termina destruindo muitos relacionamentos quando deixa de ser saudável e passa a ser patológico. Entre tantas definições, a principal característica do ciúme é a dificuldade de lidar com a individualidade.

A pessoa ciumenta não tolera a separação, necessita ficar junto para acreditar que é amada, mas não é suficiente, pois a mente está doente. Logo, situações de silêncio, por exemplo, são interpretadas como sinal de ausência de amor. O ciúme pode ser resumido como um sentimento que está muito mais ligado à posse e, diversas vezes, à insegurança associada ao tipo de relacionamento presente.

ciúmes

Tipos de Ciúme e Possíveis Causas 


O ciúme pode estar ligado a um caso específico que ocorreu entre o casal (um evento único que ocorreu, algo passageiro e momentâneo), ou pode ser algo que atrapalha o relacionamento diariamente, enquanto a pessoa apresenta comportamentos de ciúmes que são sistemáticos e recorrentes. 

É importante avaliar primeiramente se o sentimento de ciúmes está sendo ruim para uma das partes, exigindo uma análise se este saiu da zona saudável ou pode alcançar o ciúme patológico. É notável quando o excesso de ciúme se transforma em desequilíbrio, já que prejuízos são criados para um dos parceiros ou para ambos. 

Um exemplo de sinal de desequilíbrio é o indivíduo abandonar o trabalho para permanecer em casa vigiando o outro. Ou mesmo quando o indivíduo começa a ficar muito triste, isolado, desconcentrado, já que o ciúme é tão grande que passa a gerar muito sofrimento psíquico, situação em que é necessário pensar em intervenção. 

Se uma das partes nota este exagero, a orientação é que tente não deixar atingir o nível de extremismo e é fundamental ter um diálogo aberto com a pessoa, para que ela perceba o que está prestes a acontecer. Para a questão do ciúme que é problemática e longa, são muitas as consequências que podem estar ligadas a este tipo de comportamento, levando até ao término de um relacionamento ou a alguma atitude de loucura.

Alguns acontecimentos ou histórias vividas no passado por um indivíduo podem levá-lo ao ciúme extremo. Se a pessoa foi vítima de traição no passado, a baixa auto-estima e fatores da personalidade podem desencadear o ciúme doentio.

Dicas para lidar com o ciúme 


Nas situações extremas de ciúmes, é preciso tratar a pessoa como paciente com patologia psíquica e procurar ajuda profissional. Ele pode desenvolver transtornos de ansiedade ou chegar a ter um surto psicótico, como imaginação ou delírio de que o outro está traindo.

Assim, deve-se procurar tratamento específico para cada tipo de transtorno que está causando este ciúme patológico. O acompanhamento psicoterápico (tratamento por meio de sessões de terapia) é o mais indicado. As sessões de análise poderão ajudar a descobrir a razão principal de onde se originou o ciúme e amenizar o sofrimento do casal.
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

2 comentários:

  1. Lana gostaria que você fizesse um post falando como e ser mãe mulher dona de casa , ainda cuidar do relacionamento bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar. Vou preparar!
      Obrigada pela dica.
      beijos

      Excluir