cartões criativos

Apaixonadas no Divã: “Já está na hora de noivar ou casar?”

15 comentários
O bichinho da ansiedade também te picou? O caso de hoje na Sessão Apaixonadas no Divã é de nossa leitora R.R. que está passando por um momento que quase todas nós já vivenciamos ou vivenciaremos: a ansiedade ao casamento. Acompanhem comigo seu relato:

Namoro há 2 anos e 7 meses, dia 1 de Abril de 2016 faço 3 anos de namoro... desde os 2 anos e 4 meses fico a toda hora "aperreando" ele para me pedir ao menos em noivado, pois no noivado agente se ajeita, agente constrói nossa casinha e nossa vida... sei que ele está pensando bem...está planejando bem... mas a toda hora me aparece alguém noivando e casando no face, vejo pedidos na rua quando passo, nos filmes, musicas, tv.. a toda hora, por onde eu passo... aí me bate logo uma grande ansiedade... o que faço?? Fico confusa.

Quando estamos apaixonados, o maior desejo é estar junto não é mesmo? E a medida que o vínculo amoroso se estreita essa vontade só aumenta. É neste momento que começamos a pensar em casamento. Isso acontece porque culturalmente aprendemos a associar casamento com proximidade, e acreditamos que através dele supriremos este desejo (o que nem sempre é uma realidade).

E quando este sentimento aparece todas as nossas antenas ficam plugadas em tudo que está relacionado ao tema, em psicologia denominamos de atenção seletiva. De repente parece que todos estão tendo festas maravilhosas, pedidos cinematográficos, casamentos luxuosos, etc, como relatou R.R. E é aí que surge a ansiedade, fruto da frustração de um desejo não suprido. E deixo o alerta: cuidado! Porque este sentimento pode gerar fantasias utópicas, que resultarão em decepção futura, afinal as expectativas não corresponderão com a realidade.

Outro ponto conflitante que pode aparecer é a dúvida das intenções do parceiro, como vimos no Caso de F.P. . Medos e inseguranças surgem para agravar ainda mais a ansiedade.

E como lidar com isso? Primeiramente pisar no freio das expectativas é necessário. Afinal sonhar é importante, mas desde que permanecemos com os pés no chão. Para entenderem melhor: esperar que seu namorado faça um pedido hollywoodiano quando ele é extremamente tímido é algo incoerente, que tem grandes chances de resultar em frustração. Se permitir surpreender é o segredo.

Conversar com o parceiro sobre suas angustias também é fundamental para amenizar esse sentimento. E se os níveis de ansiedade estiverem muito elevados procurar ajuda psicológica é essencial, pois esse excesso pode destruir a relação amorosa. 

O filme nacional “Loucas para Casar” aborda esse tema de forma cômica, vale a pena conferir!

apaixonadas no divã


Talvez estejam se perguntando “afinal, qual a hora certa para noivar/casar?” 

Muitos se torturam com esse questionamento. Alguns responderão que a hora é quando tudo estiver pronto e estável, outros que a hora é quanto antes melhor, mas a verdade é que como tudo na vida não há receita ou manual de instruções. Conhecemos histórias de casais que após uma semana se casaram, e outros após 10 anos, e ambos vivem felizes. Isso só mostra que cada caso é um caso, e que se há amor verdadeiro esta “hora” vai acontecer naturalmente.

Então querida R.R., talvez seja a hora de trocar o sonho pelo planejamento, conversar com seu namorado sobre metas e planos de futuro e se esforçar para cumpri-los. Curtindo mais o hoje, e deixando o futuro lhe mostrar o que tem a oferecer.

ALGUÉM COM DRAMA PARECIDO? CONTA PARA A GENTE ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS! ADORAMOS CONHECER SUAS HISTÓRIAS!

Até a próxima, um grande abraço à todos!

As informações contidas nesta publicação NÃO substituem um atendimento real em setting terapêutico adequado com um profissional psicólogo qualificado.) 


***OBS: Quem quiser participar da sessão Apaixonadas no Divã, pode enviar e-mail para blognamorados@gmail.com com este título.***
    Comente no Blogger
    Comente no Facebook

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nos meus 17/18 anos tive o problema de atenção selectiva. Chumbei a matemática na escola, todos os meus amigos e colegas mais chegado do meu ano ingressaram na faculdade e eu fui obrigada a ficar para trás e a repetir a disciplina. Foi extremamente revoltante, porque tinha passado e depois, no exame final, chumbei. Parecia que tudo aquilo que as pessoas faziam à minha volta era comentarem a sua experiência na faculdade e darem-me a entender que iam dormir para as aulas. Na rádio, os anúncios de festas da faculdade eram constantes e ouvia sempre um ou dois quando o ligava. Foi uma fase realmente complicada... Mas com o tempo ultrapassei-a e já estou a estudar em mestrado. :) Aquilo que pretendo realmente dizer é que, com tempo, paciência e persistência se consegue tudo. ;) coragem e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene, obrigada pelo comentário! A atenção seletiva pode gerar grandes prejuízos ao nosso bem estar realmente, e suportar a frustração de um "fracasso" por exemplo exige muita maturidade e autocontrole. E a sensação boa quando superamos este sentimento é maravilhosa, de sabermos que o mundo não acabou por conta daquilo. Felicidades sempre e parabéns pela superação!

      Excluir
  3. Eita moça, entendo exatamente o que é essa ansiedade, o problema é que espero esse tão sonhado momento a quase oito anos, já nem sei mais como dizer ao meu namorado que quero ao menos ficar noiva e ele me pedir para esperar, é complicado mesmo, entendo a situação,mas um conselho de quem já se decepcionou muito, não crie grandes expectativas com seu amor, ele vai pedir você em casamento, mas se não o fez ainda ele não se sente preparado, nao o pressione a fazer aquilo que ele nao quer nesse momento, as vezes digo isso para as pessoas que me infernizam com perguntas de quando irei casar, e elas nao entendem o que quero dizer, mas nao quero casar obrigando meu namorado a fazer isso para me agradar, quero que ele tambem queira casar e curtir esse momento da vida, afinal de contas o casamento é só o inicio do que virá para o resto da vida, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou nesta fase de expectativa em relação ao pedido mas já conversei claramente com meu namorado e ele disse q nossa hora vai chegar. Pra mim e difícil esperar porque namoramos há quase 8 anos tbm... mas ele diz q é preciso se estabilizar primeiro e pediu um prazo. No fim do ano vamos tentar dar um passo adiante e comprar um imóvel, espero q venha o pedido junto! Mas decidi ñ apressar as coisas e aproveitar o hoje.

      Excluir
    2. Olá Larissa, obrigada por seu comentário! Não se deixar levar pela pressão alheia é essencial, parabéns pela postura! E concordo com você, que de nada adianta o pedido vir só por vir, deve ser no momento certo, quando ambos estiverem na mesma sintonia. Entretanto é importante sinalizar ao parceiro esse desejo, para ele estar ciente que isso é algo especial para você. Pois há muitos homens que acreditam que só o fato de estarem tanto tempo juntos e planejando o futuro já basta para ficar claro que querem casar. Percebe? Quando chegar seu momento vai ser lindo tenho certeza! Felicidades!

      Excluir
  4. Namorar por anos só aumenta as expectativas realmente, mas é preciso manter o controle para não se frustrar como mencionei no post. Falar claramente é extremamente importante, pois assim como comentei com a Larissa, precisamos ser claros com o parceiro, pois ninguém é obrigada a saber como nos sentimentos e o que pensamos. Comprarem um imóvel juntos é uma grande prova de que o pedido vai acontecer então calma e curta esse momento! Afinal mais importante do que o pedido é a vida que vão compartilhar! Felicidades e obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  5. Ele pode não ter te pedido em casamento até hj pois não se sente preparado financeiramente. Saiba q tudo ñ é tão fácil quanto imaginamos e não adianta vc noivar Às pressas e ficar anos noiva. Eu e meu marido namorados 5 anos e ficamos 1 ano noivos, tudo muito bem planejado. Compramos nossa casa, conseguimos pagar a festa q sempre sonhamos, mas tudo no tempo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ceder a pressão imposta pela sociedade é muito importante, pois só assim viverá este momento especial de forma plena e feliz! Há tempo certo para tudo! Felicidades!

      Excluir
  6. Muito obrigada por ter lido a minha mensagem.... obg por abrir minha mente,coloquei meu sonho muito acima de tudo, e enves de aproveitar e namorar mais eu so fiz ficar ansiosa, mais agora eu vou aproveitar o máximo possível, vou curtir, namorar, viajar ,etc!... obrigada !vou deixar o tempo dizer qual a hora certa, e vou curtir e planejar mais o meu futuro e minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rainara! Fico muito contente com seu feedback! Curta cada momento especial, pois eles não voltam! Felicidades querida!

      Excluir
    2. Olá Rainara! Fico muito contente com seu feedback! Curta cada momento especial, pois eles não voltam! Felicidades querida!

      Excluir
  7. Nossa, 2 anos e pouco e já quer casar? Imagine eu que tenho mais de 7 anos! kkkk Olha, não adianta aperrear seu namorado por um compromisso que ele não quer assumir agora. Isso não significa que ele não goste de você. Casamento é coisa séria e a rotina não é fácil. A sociedade, a família, os amigos e até a indústria do casamento impõe essa pressa, mas não se deixe levar. Será mesmo que você já está preparada para arcar com as responsabilidades de uma casa? De um casamento? De um filho? Não diante pressionar seu namorado se ele ainda não se sente preparado, pois isso não vai terminar bem. Para casar tem que ter maturidade, responsabilidade, dinheiro, organização. Quer uma dica? Converse com ele sem pressionar... Pergunte os planos dele para o futuro e aos poucos entre no assunto e escute sem criticar ou impor a opinião dele sobre o assunto. Comece a se organizar, juntar dinheiro, pesquisar imóveis, observar as organização financeira dos seus pais... E vá vivendo a sua vida. Não sei sua idade ou o que faz da vida, mas siga seus projetos pessoais enquanto não chega a hora. Eu te entendo e passei por essa fase, afinal tenho quase 8 anos de namoro, mas hoje agradeço a Deus por não ter casado naquela época, pois não estávamos preparados psicologicamente. Conversei com ele e hoje entendo sua visão e concordo com ele! Que seja no tempo de Deus e quando estivermos com tudo organizado. Sem pressa, sem pressionar, nunca de qualquer jeito. Em resumo, te dou 1 conselho em 4 passos: Relaxa (não pressione), ore, se organize financeiramente e realize projetos pessoais. Quando você menos esperar, vai estar mandando e-mail aqui pro blog contando sobre seu noivado! Desejo tudo de bom pra vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa,estou prestes a completar 2 anos de namoro e já me sinto ansiosa pelo pedido de casamento... acho que em partes por conta da nossa religião, por sermos evangélicos e não podermos fazer "determinadas coisas", além disso ainda por conta da religião ouvimos de várias pessoas "e o casamento? crente não pode namorar muito hein" isso me irrita profundamente, e pra completar a história toda, meu cunhado irá se casar em breve com uma amiga minha, acompanhando todos os preparativos a ansiedade só aumenta. Da parte do meu namorado, acredito que ele também sinta a mesma vontade de casar, porém por ser mais pé no chão acredito que o pedido de casamento ainda vai demorar por não termos condição o suficiente para o casamento :/

    ResponderExcluir
  9. Ser ansiosa faz parte! Faz um tempão que pesquiso e olho diversos tipos de site de casamento! Uhuuu! Amei esse clipe...dá uma olhadinha meninas!
    https://www.youtube.com/watch?v=6qkfkIEB5n0

    ResponderExcluir