Apaixonadas no Divã "A amiga do meu namorado faz tudo para me provocar"

Deixe seu comentário
Olá queridas(os) leitoras(es)! Como passaram as festas de fim de ano? Espero que maravilhosamente bem!

Desejo que neste ano de 2016 possamos continuar compartilhando experiências aqui no “Apaixonadas no Divã”. Quero aproveitar e agradecer todas as leitoras que enviaram seus casos no ano que passou, é muito especial poder ter participado de cada história e, espero profundamente que minhas palavras tenham auxiliado em um direcionamento para solução dos problemas.

E o caso que estreia 2016 traz um drama muito vivenciado entre os casais: amigos inconvenientes. Nossa querida leitora A.I. está com dificuldades em lidar com essa situação que a incomoda demais, vejam seu relato:

Eu e meu namorado participamos de um grupo de jovens na igreja e lá ele tem uma amiga que toda vez que vem falar com ele, ela já o abraça e nem me cumprimenta, falando a verdade ela nem olha na minha cara, parece que está querendo me provocar. Já falei com meu namorado diversas vezes sobre isso e ele disse que já falou com ela, só que ela não para. Meu namorado fala que isso não tem nada a ver, mas me incomoda muito. O que eu faço?

Nem sempre a aceitação dos amigos ao novo relacionamento acontece de forma espontânea, pois muitas vezes nossos amigos veem nosso parceiro como inimigo, alguém que irá afastá-lo deles. E a maneira mais frequente de manifestar essa insegurança é com a rejeição. E lidar com essa disputa de atenção não é fácil, é preciso muito jogo de cintura para não desapontar nenhum dos lados. 


ciúmes
Um ponto importante é aprender a impor limites, esclarecer ao grupo que as coisas mudaram, e que agora não é só você, mostrar que se importa com o parceiro, e principalmente que precisa de tempo e espaço para fortalecer a relação a dois. Mas vale lembrar que não é saudável se voltar inteiramente apenas ao namorado, e deixar a vida social de lado, todos necessitamos deste convívio para a aquisição da qualidade de vida.

Outro aspecto importante é não travar guerras, quando percebemos esta rejeição é preciso se esforçar para demonstrar que está ali para agregar e não dividir. Ou seja, fazer cara feia cada vez que um amigo se aproxima não vai ajudar nem um pouquinho.

Entretanto, quando falamos em amizade entre homem e mulher, sempre irá ter a possibilidade de haver um amor enrustido, onde o ciúme presente ultrapassa a linha da amizade, e o comportamento inconveniente passa a ser realmente para atacar e não para se proteger, como no caso de amigos inseguros. E nesses casos é importante conversar com o parceiro, e em casos mais extremos intervir diretamente com a pessoa, para esclarecer a situação de uma maneira definitiva. 

O respeito em um relacionamento é um pilar muito importante, e mesmo que não haja “maldade” o fato de incomodar já deve ser suficiente para motivar uma mudança, e é este o aspecto a ser abordado em uma conversa sobre o assunto. Um erro muito comum é se focar na pessoa inconveniente, e discursar inúmeros defeitos, que passam a imagem de um mero ciúme, quando na verdade o que incomoda é a situação, não apenas a pessoa. O que quero dizer é que é preciso deixar claro ao parceiro que a postura invasiva é o que lhe chateia, pois se outras pessoas agirem assim, incomodará da mesma forma, o que fará que ele realmente perceba que não é mera implicância sua. Entendem?

Então, querida A.I., talvez seja o momento de tentar se aproximar da amiga de seu namorado de maneira sincera, para sentir se é insegurança ou realmente se há interesse amoroso envolvido, e a partir desta confirmação tomar uma atitude, pois manter essa situação assim só irá atrapalhar a relação que estão construindo juntos. Desejo-lhe toda a clareza para suas escolhas e felicidades sempre!

No próximo post mais um caso inédito, não deixem de conferir! Um grande abraço a todos e até lá!

As informações contidas nesta publicação NÃO substituem um atendimento real em setting terapêutico adequado com um profissional psicólogo qualificado.) 


***OBS: Quem quiser participar da sessão Apaixonadas no Divã, pode enviar e-mail para blognamorados@gmail.com com este título.***
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0comentários:

Deixe seu comentário